- FutFortaleza
- Fortaleza: Pênalti "indiscutível" ignorado contra Grêmio gera indignação e cobrança à CBF
Fortaleza: Pênalti "indiscutível" ignorado contra Grêmio gera indignação e cobrança à CBF
Por Redação FutFortaleza em 10/11/2025 11:35
A partida entre Fortaleza e Grêmio, válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, culminou em um empate por 2 a 2 no Castelão, mas foi um incidente específico que provocou uma reação veemente do clube cearense. Na manhã desta segunda-feira, dia 10, o Fortaleza Esporte Clube divulgou um comunicado formal expressando sua insatisfação com a performance da equipe de arbitragem do confronto.
O ponto central da discórdia reside em um lance ocorrido durante a etapa complementar do duelo. Após um tiro de canto, o zagueiro Kannemann, do Grêmio, "desferiu um forte golpe" contra o rosto de Gastón Ávila, dentro da área de penalidade. Para a diretoria do Leão do Pici, esta infração não apenas se enquadra como um "pênalti indiscutível", conforme a interpretação atual das regras do futebol, mas também deveria ter resultado na imediata expulsão do defensor gremista.
Diante da clareza do incidente, conforme alegado pelo clube e corroborado por imagens, a ausência de uma sanção imediata no campo de jogo levantou sérios questionamentos sobre a atuação da arbitragem e a aplicação das diretrizes do futebol.
A Inação do VAR e a Perplexidade Tricolor
Ainda mais alarmante, o Tricolor do Pici manifestou profunda "perplexidade" com a inação da ferramenta de Video Assistant Referee (VAR). Rodrigo Nunes de Sá, encarregado da tecnologia, optou por não convocar o árbitro principal, Jefferson Ferreira de Moraes, para uma reavaliação do incidente no monitor à beira do gramado.
É notável que a única intervenção do VAR no decorrer da partida ? e disponível no portal oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ? foi para sinalizar a expulsão do jogador Matheus Pereira nos momentos derradeiros do confronto. A omissão em um lance de tamanha gravidade, que poderia ter alterado substancialmente o rumo do jogo, é o cerne da queixa do Fortaleza .
Conforme expresso na declaração oficial, que leva a assinatura de Marcelo Paz, CEO da SAF, "Tal omissão compromete e interfere diretamente no resultado da partida, prejudicando o Fortaleza Esporte Clube". A diretoria tricolor não apenas aponta um erro, mas uma falha que teve impacto direto no placar final.
O Posicionamento Oficial do Leão do Pici: Exigência de Transparência
O clube anunciou que, na reunião semanal da Comissão de Arbitragem da CBF, agendada para esta segunda-feira, o tema será prioritário na pauta. A expectativa é de que sejam prestados "esclarecimentos formais" e que as "providências cabíveis" sejam devidamente tomadas para evitar que tais equívocos se repitam em futuras rodadas do campeonato.
Confira a íntegra da nota oficial do Fortaleza :
"O Fortaleza Esporte Clube vem a público manifestar sua profunda indignação diante de um lance ocorrido na partida do último domingo (9), contra a equipe do Grêmio. No segundo tempo, após cobrança de escanteio, o zagueiro Kannemann, do Grêmio, desferiu um forte golpe no rosto do atleta Gaston Ávila, dentro da área, de forma claríssima. A infração gravíssima, flagrada pelas imagens e câmeras, configura-se como pênalti indiscutível, conforme interpretação vigente das regras do futebol, e requereria a consequente expulsão do defensor gremista. Causa perplexidade o fato de o VAR sequer ter chamado o árbitro de campo para revisão do lance. Tal omissão compromete e interfere diretamente no resultado da partida, prejudicando o Fortaleza Esporte Clube. Nesta segunda-feira (10), o Clube levará o caso à reunião do GT da Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), exigindo esclarecimentos formais e providências cabíveis. Marcelo Cunha da Paz, CEO do Fortaleza EC SAF Fortaleza , 10 de novembro de 2025"
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros