- FutFortaleza
- Conflitos entre Torcidas de Fortaleza e Ceará: Mais de 350 Detidos Antes do Clássico
Conflitos entre Torcidas de Fortaleza e Ceará: Mais de 350 Detidos Antes do Clássico
Por Redação FutFortaleza em 09/02/2026 08:55
A atmosfera pré-clássico entre Fortaleza e Ceará foi marcada por cenas de violência generalizada, culminando na detenção de mais de 350 indivíduos pela Polícia Militar do Ceará (PMCE). As ações ocorreram na tarde deste domingo (8), poucas horas antes do aguardado embate pelo Campeonato Cearense de 2026. O saldo trágico incluiu adultos e adolescentes envolvidos em confrontos em diversas regiões da capital cearense, como Edson Queiroz, Bom Jardim, Vila Velha e Passaré.
As redes sociais foram inundadas por vídeos capturados por populares, que flagraram grupos de torcedores em vias públicas, protagonizando agressões físicas com socos, chutes e o uso de objetos contundentes como paus, pedras, rojões, socos-ingleses e até artefatos explosivos de fabricação caseira. A violência não se limitou apenas aos embates entre as torcidas rivais, mas também se estendeu a desentendimentos internos dentro de cada agremiação.
Operação Integrada e Apreensões Significativas
A resposta das forças de segurança se deu por meio de uma operação integrada, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS). No bairro Edson Queiroz, o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO) encaminhou 184 pessoas ? 103 adultos e 81 adolescentes ? à Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (DRACO). O material apreendido com este grupo incluía socos-ingleses, rojões, balaclavas, entorpecentes, smartphones, isqueiros e artefatos explosivos artesanais.
Em Vila Velha, o Comando Tático Motorizado (COTAM) foi responsável por conduzir outras 165 pessoas à DRACO após um conflito entre torcedores. A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPs) informou que três indivíduos necessitaram de atendimento médico devido aos ferimentos sofridos e foram prontamente socorridos.
Detalhes das Ocorrências e Enquadramentos Legais
No bairro Passaré, equipes do CPRAIO apresentaram oito adultos ao 13º Distrito Policial, onde foram formalmente autuados por associação criminosa e tumulto. A lista de apreensões neste local compreendeu um artefato explosivo artesanal, uma ripa de madeira, maconha, diversos aparelhos celulares, além de um carro e uma motocicleta. Adicionalmente, um homem foi detido no mesmo bairro por estar transportando três artefatos explosivos artesanais em um veículo.
Ainda no bairro Bom Jardim, um adolescente e um adulto foram capturados em meio aos disturbios. Todos os envolvidos foram interrogados pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e poderão responder por uma série de crimes, incluindo associação criminosa, corrupção de menores, lesão corporal, desacato, desobediência, resistência e tumulto, conforme estipulado pela Lei Geral do Esporte. A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) também prestou apoio às ações policiais.
Até o momento, a reportagem aguarda posicionamento do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) sobre a realização de audiências de custódia para os adultos detidos e o encaminhamento dado aos adolescentes apreendidos.
Curtiu esse post?
Participe e suba no rank de membros